quinta-feira, 26 de junho de 2014

Herzlich willkommen!

Você está no blog de uma brasileira morando na Alemanha. Aqui se come Schnitzel e farofa, se sente Heimweh e se torce por mais de um time ao mesmo tempo na Copa. Puxa uma cadeira, sinta-se à vontade e não espere muito além da minha vida - cheia de burocracias, descobertas, #comofaz?, fins-de-tarde com gato dormindo no colo e o eterno conflito de viver em duas coordenadas geográficas diferentes. Freut mich. :)





Sou uma paulista do ABC que veio pra Alemanha fazer um estágio de 4 meses e até hoje não voltou. Basicamente.

Moro em Nuremberg (Nürnberg, aqui), no norte da Baviera (mas os alemães daqui vão corrigir dizendo que é na Francônia), desde setembro de 2012. Até hoje ainda me sinto meio fora do esquema, mas ao menos já não me sinto mais (tão) visita. A adaptação foi muito mais difícil do que eu esperava, ainda mais porque eu esperava não ter tantos problemas com a cultura alemã, já que minha família é em parte alemã e eu cresci ouvindo "Bärchis Abenteuer" (as aventuras dos ursinhos carinhosos) na fita cassete do carro e comendo chucrute. Mas a língua, o clima e o conjunto da obra - de como as pessoas se vestem até o jeito de demonstrar afeto entre familiares -, parecem te lembrar o tempo todo, "você não é daqui".

No começo, até ir ao supermercado se torna toda uma aventura. Postar uma carta no correio, um terror. O inverno você descobre que é uma coisa a ser sobrevivida, e duramente, após os primeiros contatos (sensacionais, é verdade!) com a neve. Você vai ter que reaprender como a vida funciona: se baixar coisa da internet toma multa; pra tudo se tem um papel - certificados, comprovantes, extratos, documentos em geral -, e você vai ter que aprender a guardar tudo isso e de forma organizada, já que aqui, você é seus papéis; bicicleta é definitivamente um meio de transporte, inclusive na chuva e/ou com crianças; aqui não se dá beijinho pra cumprimentar, não se gasta muito com presente, o voto não é obrigatório. Você pode andar na rua à noite despreocupado e mandar seus filhos de 6 anos sozinhos pra escola de metrô. É dificílimo fazer novos amigos (amigos, amigos mesmo), mas eventualmente um grupo de brasileiros no facebook vai fazer o papel das suas amigas, sua mãe e seus salvadores em momentos desesperados, como quando você se dá conta que vai ter que comer outra coisa que não feijão com arroz no seu todo-dia.

Enfim. São tantas coisas que eu resolvi fazer um blog pra registrar, contar e compartilhar tudo isso - tenho muitas fotos, muitas histórias, muitas impressões, e ainda e sempre, muitas dúvidas e apreensões. Espero que você se identifique com tudo isso, viaje pra cá comigo ou venha só pra uma visitinha de vez em quando - qualquer que seja o seu interesse, seja bem-vindo!

Liebe Grüße aus Deutschland,

Annie

(PS: Não esqueça de deixar um comentário aí embaixo, vou gostar de saber que você passou por aqui!)




 





















7 comentários:

  1. Muito, muito, muito feliz com o blog!
    Escreve sempre, estarei sempre por aqui:)
    Te amo. Flá

    ResponderExcluir
  2. Oi Annie, mais uma ex-patriada que resolveu compartilhar as aventuras na terrinha das batatas... adoro blogs sobre a Alemanha (a gente acaba se identificando bastante), escreva sempre.
    LG
    Livia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Livia! É verdade, sempre me identifico com as outras brasileiras que vivem aqui, e parece que todas nós escrevemos pelos mesmos motivos, né... tamo juntas!rs Vi seu blog, achei sensacional o tema, já peguei a dica da foto biométrica!!rs Certeza que vou ler sempre :)
      Obrigada pelo comentário!
      LG, Annie

      Excluir
  3. Sou de SBCampo e morei em Bonn por quase 8 anos. Também não domino o alemão. Voltei com a familia para o Brasil, mas para Curitiba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Arlete! Desculpa a demora pra responder, por algum motivo não vi a notificação do seu comentário! :(
      Que coincidência, eu tenho conhecidos lá de SBCampo com o mesmo sobrenome (Ricardo e Denise), será que vocês são parentes?
      Vi que você também tem blog, entrei no Tudo de Bonn e já me identifiquei só de ler o perfil! Parece ter muitos posts ótimos, vou voltar com certeza...
      Obrigada pela visita e pelo comentário (antes tarde que mais tarde, né!rs)!
      LG

      Excluir
  4. Olá! Sou do interior de SP mas moro em Regensburg desde 2013. Adorei seu blog! :)

    ResponderExcluir