quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Rechts gegen Rechts - A marcha da Direita... contra a Direita


Saiu ontem uma reportagem sobre uma solução brilhante para um problema que infelizmente ainda aflige a Alemanha, e que serve de inspiração pra como lidar com esse tipo de situação: colocaram a extrema-direita, ou seja, os Neonazis, pra marchar contra eles mesmos. 


Aconteceu no sábado (15.11) numa cidadezinha aqui da minha região, chamada Wunsiedel, na Francônia superior. Por ter tido o túmulo do 2º cara mais importante do partido nacional-socialista, logo depois de Hitler (Rudolph Heß), a cidade virou local de peregrinação de neonazis. O túmulo já não está mais lá, porém as marchas exaltando e pedindo a volta do regime ainda acontecem, deixando a população com uma mistura de medo e saco cheio.

No sábado, quando uma dessas marchas estava marcada pra acontecer, a população da cidade se organizou pra uma ação genial: uma caminhada de arrecadação e doação, como essas que vemos que ajudam a arrecadar fundos contra o câncer, etc. Só que nesse caso, seria pra arrecadar fundos contra o movimento neonazista. E quem caminharia seriam, pra surpresa dos mesmos... os próprios neonazistas!



Pra cada  metro que eles marchassem, seriam doados 10 euros pra um programa que ajuda as pessoas que queiram a deixar a extrema-direita e o movimento neonazista, a EXIT-Deutschland. Quanto mais eles andassem pela cidade, mais dinheiro seria doado ao programa pelos patrocinadores. Quanto mais eles marchassem pelo neonazismo, mais eles marchariam contra o neonazismo.

E tudo isso com cartazes sensacionais pelo caminho todo, coloridos e cheios de confete, com frases bem humoradas e incentivando-os a continuar caminhando. Ao final da marcha, nada menos que 10 mil euros haviam sido arrecadados.


Vale MUITO a pena ver o vídeo (ative as legendas em inglês):




Caso não consiga visualizar, o link para o vídeo é esse: https://www.youtube.com/watch?v=ysTqSHoTz0M

Pra quem quiser conferir o site da ação, é esse aqui: http://www.rechts-gegen-rechts.de/

E se você estiver na Alemanha e quiser doar, os dados da conta para doar são: 

Spendenkonten: 
ZDK Gesellschaft Demokratische Kultur gGmbH
Commerzbank
BLZ: 100 800 00
Konto-Nr.: 0906452700
SWIFT BIC: DRESDEFF100 
IBAN: DE47 1008 0000 0906 4527 00

Uma prova que bom humor e inteligência são as melhores armas contra a extrema-direita e todo o seu ódio travestido de nacionalismo.


PS: Num dos comentários do vídeo, um cara contou uma ótima. Ele diz que um tempo atrás, algumas pessoas do partido de extrema-direita (NPD), que tem um viés neonazista, quis se hospedar num hotel. O hotel, claro, não queria eles lá, mas não podia proibir que eles fizessem as reservas. Então , da mesma forma que ocorreu nessa ação, disseram que pra cada centavo gasto com a estadia deles, a exata mesma quantia seria doado a uma sinagoga. O pessoal do NPD desistiu na hora. :D

 

Um comentário:

  1. Eu tinha ouvido falar da campanha, mas ainda não tinha assistido o vídeo. GENIAL DEMAIS!

    ResponderExcluir