domingo, 24 de agosto de 2014

Sites e blogs legais pra quem mora na Alemanha

(clique nos títulos para acessar)



Sites

- Brasileiros na Alemanha

Um portal com muitas informações úteis. O conteúdo vai desde notícias e entrevistas até a links pra órgãos oficiais pra resolver perrengues burocráticos. 
Também tem uma parte com produtos brasileiros (oi doce de leite! oi guaraná!), que eles não vendem, apenas colocam os produtos com o link pra você comprar do fornecedor. 
E tem também um fórum, que eu nunca usei, então não sei muito como é, mas enfim, tem lá. A página do site no facebook é https://www.facebook.com/BrasileirosAlemanha, sempre postam algumas coisas, notícias do Brasil, notícias da Alemanha, legal também!

- Na Alemanha tem?


Um blog que eu consultei MUITO nos meus primeiros meses aqui. Tem polvilho na Alemanha? Onde eu encontro fubá? Qual o nome dessas coisas todas em alemão? E é verdade que na Alemanha não tem ralo no banheiro?!?
Bom... vai lá que você descobre! ;)


- Brasileiros Mundo Afora

Brasileiros Mundo Afora é uma revista colaborativa. Traduzindo, é um conjunto de coisas e pessoas (organizado pela Claudia Bömmels), que escrevem, produzem conteúdo, compartilham notícias e afins, sobre morar em outros países ou sobre assuntos que interessam aos brasileiros morando no exterior. 
Tem um blog, uma revista virtual (ótima!), um canal no youtube, uma página no facebook, tal, tudo valendo conferir! (entrando no site, você vai encontrar os links pra cada um. http://www.brasileiros-mundo-afora.com/ )


- DAAD - Deutscher Akademischer Austauschdienst, ou Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico


Site alemão (também com versão em inglês): https://www.daad.de/de/ .
O site oficial brasileiro é esse aqui, que é do DAAD do Rio: http://www.daad.org.br/pt/


O site do DAAD é O site dA organização alemã pra você que quer estudar na Alemanha. Nem procure muito: é esse o site em que você tem que entrar primeiro. Lá tem tudo sobre os intercâmbios disponíveis, seja pra estágios, programas de pós-graduação ou cursos de alemão, e também sobre bolsas e financiamento. 

- BAMF - Bundesamt für Migration und Flüchtlinge, ou Escritório Federal para Migração e Refugiados

Site oficial alemão, onde você encontra informações sobre onde procurar aconselhamento, cursos, integração na sociedade, dicas pra quem pretende se mudar pra Alemanha ou já está por aqui, etc. Tem versão em inglês.


Blogs e Vlogs

Blogs são sensacionais pra aprender coisas sobre a vida/dia-a-dia aqui, já que é feito por "gente como a gente", na maioria das vezes, e os problemas e surpresas ao chegar aqui costumam  mais ou menos os mesmos. Me ajudaram MUITO no começo, e ainda ajudam. 


Já os vlogs eu só tive a idéia de procurar recentemente, mas alguns acabaram me ajudando bastante também, seja na adaptação, seja com informações sobre como funciona o processo todo pra reconhecimento de diploma (vou fazer um post sobre isso logo mais, aliás... É um processo chatinho, mas não é nenhum bicho de sete cabeças, posso adiantar já. É possível!!) ou como arrumar emprego, por exemplo. Outros são legais pra você ver que determinadas coisas "não acontecem só com você", ou só pra se divertir mesmo. 

Aí vão algumas sugestões minhas, mas tem muuuitos outros internet e Youtube afora!

- Vlog -  Viaje com a Cris 


A Cris é muito simpática, mora em Colônia, e além dos relatos e dicas sobre a vida por aqui, ela também faz alguns vídeos pra quem está aprendendo alemão, com convidadas e tudo mais. Também tem uma página no fb: https://www.facebook.com/ViajeComACris




- Blog e Vlog - Backpackingalone 

Vlog: Canal backpackingalone https://www.youtube.com/user/backpackingalone

Feitos pela Raquel, que foi estudante intercambista aqui pela IAESTE (mesmo programa de intercâmbio com o qual eu vim) e pelo CSF, e já está pela 5ª vez aqui na Alemanha, agora na mesma desgraça de desafiadora fase em que essa que vos fala se encontra - procurando o primeiro emprego na área (boa sorte pra nós!!). Ou seja: muita história pra contar, muitas informações e relatos pra dividir e ajudar quem tá chegando agora, e tudo com o bom humor e sorrisos típicos de nós, brazucas :)

- Blog - Mineirinha n'Alemanha


Um pouco de tudo com uma mineira que já vive aqui há mais de 20 anos. 

- Blog e Vlog - Batatolândia 

Vlog: https://www.youtube.com/user/Batatoland

É um site na verdade, mas eu conheço mais o blog. É feito por um carioca que veio pra ficar um tempinho, que viraram anos (conheço essa história...). Tem informação sobre estudar aqui, trabalhar aqui, e muitos outros aspectos e curiosidades. Nos vídeos você encontra resposta pra aquelas perguntas que MUITA gente sempre quer fazer, como por exemplo, sobre os salários na Alemanha.





Grupos no facebook

!Dicas: Antes de fazer sua pergunta em um grupo no facebook, use sempre o campo de Busca nos grupos, pois muito provavelmente já existem vários posts sobre o assunto sobre o qual você vai perguntar. Também olhe os Arquivos e Documentos do grupo: lá costumam ter muitas coisas úteis, como listas de sites, blogs, links pra sites oficias brasileiros e alemães, resumões sobre vistos, etc.


- Brasileiras in Deutschland


Apesar de existirem vários outros grupos de brasileiros que vivem por aqui, o grupo Brasileiras in Deutschland é, de longe, o que eu mais acesso. 
Como o nome já diz, é um grupo só pras meninas. As postagens são muito úteis, o pessoal é bem legal, sempre tem alguém disposto a te ajudar, e as conversas costumam ser produtivas e com muito respeito. Me sinto bem à vontade pra fazer minhas perguntas, mesmo as meio bizarras, mas que às vezes você tem que perguntar e não tem pra quem. 
A moderação costuma ser ótima, evitando que tenha aquele povo chato que fica postando milhões de propagandas, ou bloqueando quem posta/comenta alguma coisa ofensiva. É um grupo fechado, o que eu acho uma grande vantagem sempre.

- Mães Brasileiras na Alemanha


Voltado pras mamães, mas tem alguns papais também. Eu não sou mãe, mas como pretendo ser algum dia e já sei que as coisas aqui funcionam como em outro planeta de um jeito um pouco diferente, me interesso bastante pelos posts. Posts úteis, pessoal legal, vale a pena. Também é um grupo fechado.

- Grupos de Flohmarkt (mercado de pulgas) na sua região

São ótimos, sempre aparece alguma coisa boa-bonita-e-barata [acabei de comprar um tripé sensacional pra minha câmera por 5 euros! \o/ ]. Vale a pena. Procure por "flohmarkt (nome da sua cidade ou região)". E o bom é que sendo na sua região, geralmente você pega pessoalmente, então dá pra dar ma olhada no item antes de fechar negócio. As postagens costumam ser em alemão, mas dá pra arriscar postar ou fazer perguntas em inglês.

- Grupos "Neu in... (nome da cidade)" 

Às vezes existem grupos pra recém chegados na cidade - pra Nuremberg existe um! Aparece gente perguntando se alguém quer sair pra tomar um café, ir ao cinema, se encontrar no parque, perguntas sobre onde tem isso ou aquilo, divulgando eventos que tão rolando na cidade... bem legal.
Só tem que tomar  aquele cuidado básico de olhar o perfil da pessoa antes, claro. Uma vez surgiu um cara brasileiro fazendo um convite aleatório desses, quando entrei no perfil, era um desses a favor da volta dos militares ao poder (!). Cruzes. Nem que ele pagasse a rodada. Maaas, deve ter muita gente legal também, e pra encontrar alguém pra treinar o idioma, pode ser uma boa.


- Grupos de Brasileiros em sua região

Procure no facebook! Aqui tem o "Brasileiros em Nürnberg". Ajuda SUPER!


Espero que você goste e aproveite essas dicas, e me dê as suas também! :) Quais os sites que você mais usa aqui? Que te salvam nos apertos ou nos momentos de tédio?

Aufwiedersehen!



Nenhum comentário:

Postar um comentário